Ainda sou do tempo dos eléctricos em Lisboa.
Recordo especialmente dos que ainda circulavam em 1976
quando comecei a andar de transportes públicos para me deslocar para outras
partes da cidade e arredores.
Um dos que passava perto da minha porta era a carreira 3 que
ligava ao Arco Cego ao Poço do Bispo.
Até 1975 funcionou até ao Bairro do Arco cego pela Avenida
da Republica e Campo Pequeno.
Partia da estação de recolha de eléctricos do Arco Cego, hoje
jardim e silo de automóveis, apanhando os primeiros passageiros na Rua Dona Estefânia,
onde existia uma cobertura grande e verde que servia de protecção á paragem de
eléctricos e autocarros.
Descia depois até ao largo Dona Estefânia, com o seu lago do
Neptuno (que veio do centro da Praça do Chile, entrava pela Pascoal de Melo,
contornava o Jardim Constantino, entrava na Passos Manuel, Largo de Santa Bárbara
e chegava á avenida Almirante Reis onde passava pela Igreja dos Anjos, onde fui
baptizado e fiz a primeira comunhão. Esta igreja veio para o local actual
aquando da criação da Avenida Rainha Dona Amélia, que com a implantação da republica
veio a ter o nome actual, em homenagem ao almirante Cândido dos Reis, mártir da
republica. Em frente a Sopa dos Pobres.
Parava depois junto ao antigo cinema Roxy e ao largo do
Intendente. Esta era a paragem que servia a casa de meus pais, e também a rua Antero
Quental, de onde saiam carreiras da antiga Rodoviária Nacional para Caneças e
Montemor, já no concelho de Loures, e que passavam por Odivelas (na altura
ainda não era concelho).
Passando o chafariz do Intendente (agora recuperado) entrava
na Rua da Palma e depois no largo do Martim Moniz que era muito diferente do
que é hoje. Mantêm-se inalteradas as casas do lado da Mouraria e a capela da
Senhora da Saúde.
Aí as linhas de eléctricos separavam-se, para norte
utilizavam o Poço do Borratém, para sul a Rua Dom Duarte. A paragem da Praça da
Figueira situava-se por detrás da Igreja de São Domingos para sul e no topo sul
da praça para norte. Depois para sul utilizava a Rua dos Fanqueiros e para
norte a da Prata (tal como hoje). Nessa altura a baixa tinha paragens de eléctricos
e autocarros.
Entrava então na Rua da Alfândega em direcção a oriente,
sendo a paragem do Terreiro do Paço no fim da Rua dos Fanqueiros para Poço do
Bispo, e em frente ao Martinho da Arcada para o Arco Cego. Passava em frente á
igreja da Conceição Velha (antiga Misericórdia Nova) com o seu belo portal
manuelino, e Campo das Cebolas.
Depois ia sempre paralelo á Avenida Infante Dom Henrique até
ao Poço do Bispo, servindo o velho Chafariz de Dentro, o Museu Militar, a estação
de Santa Apolónia (na altura a única de onde saiam os comboios para as linhas
do Norte, Beiras, Este e Internacionais), a estação Elevatória dos Barbadinhos,
o Convento da Madre de Deus, Xabregas e Convento do Beato.
Fazia terminal em frente aos velhos armazéns do Abel Pereira
da Fonseca.
Seria suprimida no dia 18 de Novembro de 1991.
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