quarta-feira, abril 2

Ainda sou do tempo dos eléctricos em Lisboa.
Recordo especialmente dos que ainda circulavam em 1976 quando comecei a andar de transportes públicos para me deslocar para outras partes da cidade e arredores.
Um dos que passava perto da minha porta era a carreira 3 que ligava ao Arco Cego ao Poço do Bispo.
Até 1975 funcionou até ao Bairro do Arco cego pela Avenida da Republica e Campo Pequeno.
Partia da estação de recolha de eléctricos do Arco Cego, hoje jardim e silo de automóveis, apanhando os primeiros passageiros na Rua Dona Estefânia, onde existia uma cobertura grande e verde que servia de protecção á paragem de eléctricos e autocarros.
Descia depois até ao largo Dona Estefânia, com o seu lago do Neptuno (que veio do centro da Praça do Chile, entrava pela Pascoal de Melo, contornava o Jardim Constantino, entrava na Passos Manuel, Largo de Santa Bárbara e chegava á avenida Almirante Reis onde passava pela Igreja dos Anjos, onde fui baptizado e fiz a primeira comunhão. Esta igreja veio para o local actual aquando da criação da Avenida Rainha Dona Amélia, que com a implantação da republica veio a ter o nome actual, em homenagem ao almirante Cândido dos Reis, mártir da republica. Em frente a Sopa dos Pobres.

Parava depois junto ao antigo cinema Roxy e ao largo do Intendente. Esta era a paragem que servia a casa de meus pais, e também a rua Antero Quental, de onde saiam carreiras da antiga Rodoviária Nacional para Caneças e Montemor, já no concelho de Loures, e que passavam por Odivelas (na altura ainda não era concelho).
Passando o chafariz do Intendente (agora recuperado) entrava na Rua da Palma e depois no largo do Martim Moniz que era muito diferente do que é hoje. Mantêm-se inalteradas as casas do lado da Mouraria e a capela da Senhora da Saúde.
Aí as linhas de eléctricos separavam-se, para norte utilizavam o Poço do Borratém, para sul a Rua Dom Duarte. A paragem da Praça da Figueira situava-se por detrás da Igreja de São Domingos para sul e no topo sul da praça para norte. Depois para sul utilizava a Rua dos Fanqueiros e para norte a da Prata (tal como hoje). Nessa altura a baixa tinha paragens de eléctricos e autocarros.

Entrava então na Rua da Alfândega em direcção a oriente, sendo a paragem do Terreiro do Paço no fim da Rua dos Fanqueiros para Poço do Bispo, e em frente ao Martinho da Arcada para o Arco Cego. Passava em frente á igreja da Conceição Velha (antiga Misericórdia Nova) com o seu belo portal manuelino, e Campo das Cebolas.
Depois ia sempre paralelo á Avenida Infante Dom Henrique até ao Poço do Bispo, servindo o velho Chafariz de Dentro, o Museu Militar, a estação de Santa Apolónia (na altura a única de onde saiam os comboios para as linhas do Norte, Beiras, Este e Internacionais), a estação Elevatória dos Barbadinhos, o Convento da Madre de Deus, Xabregas e Convento do Beato.
Fazia terminal em frente aos velhos armazéns do Abel Pereira da Fonseca.

Seria suprimida no dia 18 de Novembro de 1991.

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