terça-feira, abril 22

Só sei que nada sei, terá dito Sócrates o filósofo, não o politico.
Para Sócrates o fundamental é conhecermo-nos a nós mesmos, sabermos os nossos medos, contradições, duvidas, falhas, faz de nós mais fortes e mais preparados para compreendermos os outros.
Que acha que só existe uma verdade, e que é a sua, é tolo. E um tolo é imprudente!

O homem é por natureza um animal. Por isso é necessário que aprenda a andar, a raciocinar, a Mara, a viver em sociedade, a seguir regras e valores de conduta.
As crianças são más, egoístas, mimadas, birrentas, caprichosas por natureza. Por isso tem de ser ensinadas a ter maneiras e a comportarem-se, e elas são manipuladoras.
Um adulto educa-se desde a mais tenra idade. A maioria dos pais que se queixam dos filhos adolescentes rebeldes são responsáveis pelos seus comportamentos.
Esta coisa de sermos amigos dos filhos é muito lindo e idílico, mas o papel dos pais é serem pais, é educar os filhos, prepará-los para enfrentarem a vida, a maldade e a bondade alheia. E a fazer as escolhas mais acertadas para serem felizes, e serem pessoas honradas.

E um homem honrado não se vende, não deixa de ser honesto, não compromete a sua integridade moral, nem a sua honra. E assume as suas responsabilidades. Protege os fracos e combate os tiranos e a injustiças, e isso inclui todos os seres vivos, animais e plantas incluídos.
Por vezes somos vítimas dos nossos actos irreflectidos, e por isso inúteis.
Acho engraçado as pessoas que choram os mortos, mas que nunca dão valor aos vivos.

Erro meu lutar por uma sociedade mais justa, leal e solidária. 

Sem comentários: