quinta-feira, fevereiro 9


Eu adoro cozinhar e sou louco por um bom prato, por isso fiz uma lista de pratos que adoro e vou falar deles, bem como dar as receitas:

Sardinhas assadas

É um dos pratos que em miúdo não gostava, mas que aprendi a gostar com o tempo.

Desde o século XVI que é conhecida a importância da sardinha como se comprova pelo recenseamento de peixes do litoral lusitano realizado por Duarte Nunes do Leão.
“No mesmo mar de Setúbal e no de Sesimbra, sua vizinha, há a mais sardinha e mais saborosa que se pode dar; a qual, além de sustentar o Reino, se leva por mar a outras partes, e por terra ao reino de Castela, para onde sai grande carregação até a corte de Madri.” — Recenseamento de peixes do litoral lusitano, século XVI.

Já em 1855, na exposição Internacional de Paris, as sardinhas de Setúbal alcançam uma menção honrosa, tendo a 15 de Janeiro de 2010 sido o primeiro pescado da União Europeia e da Península Ibérica a obter o rótulo azul com a certificação de sustentabilidade e boa gestão dos recursos piscatórios, MSC ("Marine Stewardship Council").

As sardinhas assadas, fruto de uma forte tradição piscatória, são um dos pratos mais saborosos e simples da cozinha portuguesa, e que é simbolo das festas dos santos populares.
Puxar a brasa à sua sardinha, é uma expressão popular muito utilizada em Portugal, que significa defender os nossos interesses pessoais, e que tem a sua origem na confecção do prato em si. A forma como se coloca as sardinhas com as barrigas para dentro em cima da brasa, numa posição cabeça/rabo, e a forma como se ateia e queima o carvão, assando a sardinha em lume brando, dando a volta na grelha dupla, dando a entender que se puxa a sardinha na nossa direcção.

Ingredientes para 4 pessoas:
1 Kg. Sardinhas
Sal q.b.
Preparação:

Temperam-se as sardinhas com o sal e leva-se a assar. A melhor maneira de as confeccionar é preparando-as de véspera e temperando-as com sal grosso.
Colocam-se num grelhador duplo por cima das brasas, sem chama, assando em lume brando.
Quando estiverem bem douradinhas retiram-se do lume e está pronto a servir.
Normalmente são acompanhadas com pimento assado também na brasa e batata cozida.  Podem também  ser acompanhadas com uma refrescante salada de alface.
Também são saboreadas colocando-se em cima de uma fatia grossa de pão que absorve a sua gordura natural.

Simples e delicioso.

Sem comentários: