quarta-feira, dezembro 4

Triste gente que só se revê nos 3 F do futebol, fado e Fátima. Podemos substitui-los por outros mas vai dar tudo na mesma.
Eu acho que Portugal tem 3 F’s mas aos meus F junto um T, ou seja é um FFT.

Primeiro F de fantástico.
Portugal e os Portugueses são um país e um povo fantásticos, únicos no mundo, não há como nós para o melhor e para o pior. A generosidade de um português é algo raro de encontrar noutros povos.
E Portugal é um dos mais belos países do mundo, e não falo como português, basta perguntar a qualquer pessoa que nos visite, é muito raro encontrar alguém que diga que não quer voltar.
Portugal tem tudo á mão de semear, desde a paisagem, á gastronomia, á cultura, ao património, é um pais pequeno, compacto, fácil de chegar a qualquer lado.

Outro F é de futuro.
Portugal tem futuro.
Não é a toa que resistimos 9 séculos como nação, a espanhóis, franceses, ingleses e mantivemo-nos, exceptuando aqueles 60 anos (1580-1640) de reinado castelhano, a nossa independência.
Nunca nenhuma geração esteve tão bem qualificada, e Portugal faz bem, com qualidade, cada vez se vê mais jovens envolvidos em no activismo, numa altura em que os exemplos a seguir são tão maus…
Portugal faz bem (podem tirar daqui o outro F, de fazer). Pode não poder competir em quantidade, especialmente com a grande Espanha aqui ao lado. Não temos mão-de-obra, espaço e recursos naturais para tal.
Mas temos qualidade, reconhecida dentro e fora de portas, os nossos produtos satisfazem os mais exigentes, e não falo só do vinho do Porto e da cortiça. Quando o ministro falou em exportar os Pasteis de Nata, não estava a falar de uma ideia assim tão disparatada.

O T é de Turismo.
Portugal é um país turístico por vocação.
Promover um turismo sustentável é apostar num futuro brilhante para Portugal. Com a nossa sabedoria em saber receber bem e na facilidade em aprender outras línguas.
E isto não se encontra em muitos países, especialmente na Europa, pelo menos na sua forma natural. Pode-se ser simpático, comercialmente não é difícil, mas soa sempre a falso.

Os portugueses são um povo sofrido, mas não se esgotam no fado, são um povo triste (com estes governantes e empresários que temos não se espera que andemos alegres), mas sorriem, são trabalhadores e simples. E vão bailar para os Santos Populares.

Sem comentários: