segunda-feira, agosto 6

Ser homem
O que é ser homem?
Serão os cromossomas? O facto de se ter um pénis? O ser macho e gostar de vaginas?

Para mim ser homem é ser honrado, ter carácter, simplicidade natural, tratar todos por igual, sejam feios ou bonitos, pobres ou ricos, famosos ou anónimos.
Ajudar os fracos, defendê-los dos opressores, torná-los fortes.
O verdadeiro homem não ajuda os fracos, protege-os. Mantêm-se fiel aos seus princípios, á sua moral, faz do seu discurso acção, não trai os amigos, é verdadeiro e frontal. Aceita os seu defeitos e os dos outros. e tenta suprimi-los.
Ser homem não é fácil, mas é preciso.

Ser homem é ser bondoso, mostrar afectos, apostar neles. Isso só o fortalece, não o enfraquece, nem o diminui.
Ser homem é ter carácter, não ser escravo da riqueza material, apenas procurar a riqueza mental, a da sabedoria, e essencialmente a dos afectos.
Ser homem é seguir o seu caminho, sem atropelar ninguém, ter carácter justo e sincero.
Ser homem é ser livre, defender a liberdade alheia, ser digno  e defender a dignidade humana, acusar e agir contra as arbitrariedades, lutar e resistir contra os tiranos.
Ser homem é por vezes estar só... 

Mas também é conquistar os outros homens (e mulheres), como amigos, ter o seu respeito e afecto.
Os  meus amigos são bons, irradiam bondade e simpatia e carácter. São de confiança, são dignos.
São eles que me fazem ser homem, que me comovem com os seus afectos, me protegem com os seus abraços, me fazem rir com o seu humor. Com eles vivo o mundo da bondade, alegria e de paz, um mundo perfeito, em que sou feliz. São eles que me dão força para vencer o mal.
São eles que me ajudam a ser um HOMEM.

Sem comentários: