quarta-feira, agosto 22


Ás vezes fico mesmo frustrado.
Ouvi durante o Euro o seleccionador português num discurso em que dividiu os portugueses entre os que apoiam a selecção e os que não, os que apoiavam era patriotas, os outros iam a correr comprar as bandeiras dos adversários de Portugal e torcer por eles, contra o nosso país.
Ou seja, eu que não ando com a febre do futebol sou antipatriota.
Mas que gente é esta que vê a vida a preto e branco? Entre amigos e inimigos? Entre o bem e o mal? Não vê as nuances, são limitados, e mal formados.
Rui Silva venceu a Volta à Suiça em Bicicleta, sendo o primeiro ciclista português a vencer uma volta no estrangeiro, e levou 10 segundos (DEZ) na TV.

Esta gente parola acha que todos devem ser como eles.
É verdade que a importância do futebol é o reflexo do povo que temos, e que a televisão dá aquilo que o povo quer ver, que a guerra das audiências pede, e o pilim a entrar dá jeito. Mas vale tudo?
Esta gente tem ódio, rancor e desprezo a quem não partilha a visão deles.
O povo gosta da ilusão de que se formos bons no futebol, e até somos, somos uma nação respeitada, e melhor do que as outras. Vê-se o respeitinho com que a Troika nos trata, mais a Merkel. E nós somos os pessimistas, os intelectuais, como se tivéssemos uma doença grave e contagiosa.
Mas o que mais me faz rir, é a velocidade em que sobem e caem, conforme os resultados.

O desporto deve ser um factor de união entre os povos, honesto e justo, disputa entre equipas, atletas. No futebol só vejo violência, corrupção, ofensas gratuitas e cânticos racistas.
Para quem faz desporto, como eu fiz durante grande parte da minha vida (remo e agora rugby), faz-me confusão a violência, a desonestidade no desporto, não exclusiva do futebol.
Agora chamam-me traidor á pátria, por não achar que os piquenos do futebol são deuses a quem devo adorar.

Os meus heróis são aqueles que são honestos, no desporto, como na vida, os que arriscam a vida pelos outros e pela liberdade e dignidade do ser humano.
Não vejo nada disso em Ronaldos e companhia…

Sem comentários: