segunda-feira, setembro 12

De regresso a casa depois de um fim-de-semana no Porto.

Parti no Intercidades às 15.42 da Gare do Oriente rumo á invicta, sentado ao lado de um homem gordo que só comia, e nem cabia no seu lugar. O que vale é que a viagem dura apenas 3 horas, e eu lá fui a ler o meu livro e a escrever.
Cheguei ao Porto ás 18.40, á estação da Campanhã, renovada e fui apanhar o metro do Porto (que andei pela primeira vez, pois quando fui a ultima vez ao Porto ainda estava a ser construído), para a estação do Bolhão. Parecem os nossos eléctricos da Carris da carreira n.º 15 para Belém, e só no centro da cidade andam debaixo do chão. No entanto são rápidos e eficientes. Adorei a estação do Campo 24 de Agosto que tem dentro umas ruínas encontradas aquando das obras e que foram incorporadas nelas, uma feliz ideia.

Fiquei hospedado na Residencial Bela Star, pois a do Porto Novo estava cheia e são do mesmo dono.
Deixei a mala no quarto e foi jantar, pois nem sequer tinha almoçado, ao restaurante Casa da Ria, onde fica o Bears Cave, conheci o Paulo e o companheiro e jantei um bacalhau frito com uma bela garrafa de verde de Marco de Canaveses, rematado com um belo pudim caseiro delicioso. Fiquei logo atestado.
Sai para apanhar ar depois desta farta refeição e fui até á Ribeira. Fiquei emocionado ao reencontrar-me com ela. Sempre amei esta local e de noite ainda tem mais encanto, com Gaia tão perto que aparece que se esticarmos o braço podemos tocar-lhe, nem consigo descrever a emoção que senti, mas também a tristeza por não ter ninguém com quem partilhar esta emoção. Sim estou sozinho, cada vez mais sozinho, mas tenho de entender, a minha cabeça tem de entender que tem de ser assim, que a minha vida poderá ter de ser seguir sozinho.
Depois fui ao Bears Cave, realmente uma caverna (lol), beber uma cerveja, mas devido á pouca afluência de ursos (tem quarto escuro e tudo), á uma sai e fui ver a zona de diversão dos tripeiros.
Descobri o Café Lusitano, sala bem gira, antiga, empregados simpáticos, boa musica (dancei sozinho até me fartar). Muita bicha pão e ovo, mas também gente interessante, mas todos muito “atados”.
Deitei-me perto das 5 da manhã, mas ás 10 de Sábado já estava de pé para ir matar saudades da cidade.
Tomado o pequeno-almoço nos Aliados (Bôla e galão) e comprados os bilhetes (de comboio para voltar e o passe para andar nos transportes), lá andei á deriva na cidade (sempre confusa), mas não vi muito pois chovia a cântaros. Para minha tristeza descobri que a Casa de Pão de Ló Margardirense, onde esperava compra a geleia de marmelo que me ficou na memória, foi fechada pela ASAE!!!!!
Depois foi voltar ao quarto, pegar no material da ILGA e ir para a sauna, onde deixei material, e visitei e fui jantar ao Bears Cave.
Comi uma francesinha ENORME, fantástica. Soube-me pela vida. Tive de beber duas águas com gás, pois fiquei prestes a rebentar LOL.
Depois de mais uma visita á caverna, fui á luta, distribuir material da ILGA e falar com os responsáveis.
Muitos dos locais que vem no Portugal Gay estão fechados, o que me valeu muitos “passeio á senhora da asneira”. Mas os que visitei receberam-me bem e aceitaram o material, falhei-lhes da linha LGBT e do que ela faz, ninguém sabia da sua existência, e reparei (no Lusitano, onde acabei a noite), que as pessoas repararam e leram o material.

Cansado fui para a caminha ás 2, pois ás 9.30 tinha de estar de pé para não perder o comboio.

Vim já cheio de saudades, mas contente por ver outra vez a cidade, e com vontade de voltar o mais depressa possível.
Agradeço ao Paulo a boa recepção, a excelente comida (mesmo muito boa), e a todos os que me receberam e ouviram.
E homens do Norte, soltem-se mais (e não tou a dizer para soltarem gases), só com olhares não vão lá.

PS: Sexta cheguei ao Porto com uma t-shirt a dizer “Looking for sex”, que usei durante a noite. As pessoas sentiram-se “desconfortáveis e intimidades”, e ainda ouvi comentários na rua.
Eu posso falar de “cavalinho”, pois adoro o Porto e a sua gente, nunca escondi que sou Alfacinha com orgulho, e sempre fui muito acarinhado pelos Tripeiros, pois nunca os tratei com manias de grandeza pois não me considero maior do que ninguém.
Mas bolas, em Lisboa á mais abertura, somos mais liberais. Não digo que percam a vossa identidade, que vos faz únicos e autênticos, por isso vos amo e respeito, mas um pouco mais de garra, de abertura, só vos torna melhores. Venham á noite gay de Lisboa e vejam a diferença de atitudes.

Sem comentários: