terça-feira, dezembro 6


As liberdades essenciais são três: liberdade de cultura, liberdade de organização social e liberdade económica.
Pela cultura, o homem desenvolve o seu espírito crítico e criador não se devendo impedir que transmita aos outros o que tiver aprendido ou pensado.
Pela organização social, o homem intervém na sua vida em sociedade, como aluno de uma escola de humanidade, tem de se educar para o melhor.
Pela liberdade económica, o homem assegura o necessário para que o seu espírito se liberte de preocupações materiais e possa dedicar ao que existe de mais belo e de mais amplo, nenhum homem deve ser explorado por outro homem, ninguém deve, pela posse dos meios que permitem explorar, pôr em perigo a liberdade dos outros. Na organização humana mais perfeita, não haverá nenhuma restrição de cultura, nenhuma coacção, nenhuma falta de liberdade.
A tudo isto se poderá chegar gradualmente e pelo esforço fraterno de todos.

Eu sou contra a tolerância, porque ela não basta. Tolerar a existência do outro e permitir que ele seja diferente ainda é pouco. Quando se tolera, apenas se concede, e essa não é uma relação de igualdade, mas de superioridade de um sobre o outro.
A intolerância é péssima, mas a tolerância não é tão boa quanto parece. Deveríamos criar uma relação entre as pessoas da qual estivessem excluídas a tolerância e a intolerância.

Sem comentários: