A redação de um excelente currículo, uma negociação salarial de sucesso ou, ainda, a discussão de uma proposta de trabalho, tem que estar baseada na ênfase aos pontos fortes do profissional. Esses pontos devem ser valorizados no início do currículo, no começo da negociação salarial, na abertura da discussão de uma nova proposta.
Como é fundamental ser verdadeiro, nem sempre é possível deixar de incluir informações que revelam pontos fracos. Nesses casos, algumas alternativas são possíveis:
Se puder, não mencione os seus pontos fracos;
Se não puder deixar de mencionar, deixe-os por último;
Se for possível, mascare os pontos fracos.
SE PUDER, NÃO MENCIONE OS SEUS PONTOS FRACOS
Enfatize seus pontos fortes quando for solicitado a comentar detalhes da sua carreira.
Numa conversa profissional que envolve contratação ou promoção, quase sempre surgem perguntas que pretendem fazer com que você especifique detalhes de sua vida profissional. Vamos a alguns exemplos e como você pode responder adequadamente:
Fale-me de você. Ninguém faz uma pergunta dessas para saber se você aprecia jogar tênis de mesa ou tocar violão nas horas vagas. O que se quer é saber quem é você dentro da empresa. Para responder coerentemente, você precisa analisar a sua vida profissional em três requesitos:
- habilidade de desenvolver relacionamentos duradouros;
- habilidade de influenciar outras pessoas;
- habilidade de negociação.
Sem comentários:
Enviar um comentário