terça-feira, novembro 23

Somos umas bestas, no mau sentido, somos primitivos, somos primários.

A maneira como muitas vezes nos tratamos uns aos outros é inacreditável, em termos de sermos humanos.
Choca-me ver os preconceitos existentes na sociedade, preconceito que sempre esteve presente na minha vida.
Eu próprio sou vitima desse preconceito, e não estou a falar do facto de ser gordo, ou de usar óculos, ou de já não ser jovem. Esses são os menos.

Falo do preconceito em relação á cor da pele, á religião, á orientação sexual, ao das classes.
Não somos nós todos humanos. Não temos todos o mesmo sangue nas veias?
Não sofremos nós todos pelas mesmas razões, não amamos todos os nossos filhos, não sofremos todos das mesmas doenças, não nos alegramos todos pelas mesmas coisas, não queremos todos ser amados?

Eu quando olho para uma pessoa, não vejo um negro, ou árabe, um cigano, um asiático, vejo primeiro um ser humano. Claro que as características físicas o definem, e podem atrair-me ou não, posso achar uma pessoa atraente fisicamente ou não, mas se for um bom ser humano, diferente ou não de mim, tem espaço no meu coração, incondicionalmente.

Agora que vem ai a época natalícia, façam um exame de consciência e avaliem-se a vocês próprios. E descubram quais são os preconceitos que existem nas vossas mentes, e façam que os vossos desejos para o novo ano, não sejam os habituais “acabar com a fome no mundo e com as guerras”. Começam a acabar com as “guerras e as fomes” das vossas mentes. Conheçam aqueles que vos são diferentes e aprendam a diferença com eles.
Acreditem que serão melhores pessoas e mais capazes para vencer as adversidades.

E não estou a dizer que é fácil…

Sem comentários: