sexta-feira, agosto 20

Deusa do Amor

Margarita Carmen Cambino, nasceu a 17 de Outubro de 1918 em Brooklyn, Nova Iorque, filha de 2 dançarinos profissionais, Eduardo Cambino e Volga Hayworth.


O pai não a deixava ir á escola e diz-se que foi por ele molestada sexualmente.


A Fox repara nela e muda-lhe o nome para Rita, e molda-lhe o corpo, sempre com o pai por perto, que não deixava nenhum homem se aproximar...
Casa com um homem muito mais velho, Edward Judson, que lhe aconselha que use o apelido da mãe, o cabelo vermelho e em ondas.
Nasce Rita Hayworth, contratada pela Columbia Pictures.


Em 1943 divorcia-se de Judson e conhece Orson Wells com quem casa a 7 de Setembro, dando á luz no ano seguinte a primeira filha, Rebecca.
Fila "Gilda" e o mito nasce.
2 anos mais tarde, Rita e Orson filmam juntos "The Lady From Shangai", que marca nova mudança na imagem, cabelo curto e louro. Depois do filme assina o divórcio, mantendo a amizade com Wells.


Em 1948 conhece o playboy princepe Ali Aga Khan com quem casa no ano seguinte. A 28 de Dezembro nasce a princesa Tasmim.
Em Março de 1951 abandona o playboy com as 2 filhas, apesar da tentativa de que ela voltasse, o divórcio é oficializado em 1953.
Rita volta ao cinema, torna a casar, com Dick Haynes, e a separar-se, depois casa com James Hill, de quem se separa também.


Em 1972 os sinais de perdas de memória começam a notar-se, sofria de Alzheimer...
Atribuíram-lhe o comportamento a excessos de álcool, pois só tornou pública a doença em 1981.
A 24 de Maio de 1982, a "deusa do amor" partiu, junto das suas 2 filhas.


Gilda, essa ficará para sempre nas nossas memórias.

Sem comentários: