segunda-feira, janeiro 31

O mundo com pouco te dotará, se queres ter uma vida, ganha-a.

Uma coisa que achei engraçada quando tirei o meu curso na UAL, foi os meus colegas ficarem admirados por eu ter tanta cultura geral, não estudando há 25 anos.
Nada mais simples, eu nunca parei de me educar.
Ler, visitar museus, ver documentários, ver debates, viajar, sempre foram a minha escola, as coisas que me ensinaram sempre algo de novo e interessante.
E os outros. Sempre aprendi com os outros, eles são também a minha fonte de conhecimento.

Se és demasiado arrogante e vaidoso, convencido da tua sabedoria, e não queres, não te dispões a aprender com os outros, a ouvi-los, nunca vais ter cultura suficiente, maturidade suficiente, nunca vais ser um ser humano na sua plenitude.
A vida dos outros, o pensamento dos outros, é para nós uma escola. Ouvir os outros é aprender. E não são apenas os professores, que são importantes para a nossa formação, e por isso devem ser respeitados. Os bons professores são de uma extrema importância para a nossa cultura, para o nosso conhecimento, e não servem para nos encher a cabeça de informação, mas para nos ajudar a pensar e a lidar com toda essa informação.

Por isso respeito muito os professores.
A todos aqueles que me abriram os horizontes, o meu muito obrigado.

Sem comentários: