domingo, maio 2


A vida gasto após ela. porque não dá, se promete, e tira-me quando mente.
Quem promete, se mente, o que perde não no sente.

Consinto quase tudo dos meus amigos, até algumas coisas injustas que me queiram fazer, mas promessas vãs, não.
Que importa nascer honrado e nobre, se a fortuna a faz o patife e pobre?

Se quereis ser finos amantes e de alguém serem amados, o que tendes de amor usá-o bem.
Ser amante não tira o ser cortês, ser firme, acções grosseiras não produzem ouro, e nem tudo o que luz é fino metal.

Quanto vos enganam, ó gente tola!
A igreja é uma sanguessuga chupadora, vário camaleão na cor incerta, que toma a cor de quem está mais perto do poder, só da cor da vergonha se não cora.

Se me tornar a fiar dos outros, na promessa, permitam que me nasçam dez mil cornos na testa.
Cambada de pulgas que saltam de emboscada, querendo fartar em mim a sede de sangue.
Vinga-te desses que ousam procurar nas tuas doces emoções, o que na alma sentes, não percas tempo a lastimar-te, aproveita antes o tempo que tens para amar.

Sem comentários: