segunda-feira, dezembro 17


A paz mora no coração.
Uma criança escreveu “a paz é dizer desculpa por eu ter feito mal e agora vamos ser amigos”. Não suspeita que isso é mentira. A paz mora no céu, muitos acreditam, mas ela mora em todos nós.
Só os inconscientes e tolos não tem medo de nada. Lidar com eles é aceitar, enfrentá-los e lutar contra eles é crescer. Eu sei do que falo.

Tento viver com o que tenho, o que nem sempre é fácil (nunca é quase sempre fácil) ser fiel á minha consciência, foi uma das maiores conquistas que tive na vida.
Admiro e respeito, as pessoas que se mantêm firmes no seu propósito de serem fiéis ao seu carácter bom, honesto e generoso, delicados e educados.
Porque será que as pessoas não dizem tudo?
Em crianças vendem-nos as histórias de Cindarelas que fazem sonhar que se pode ser feliz para sempre. Mas isso é mentira.

Saber ouvir é uma arte e requer paciência, por vezes muita paciência. Ouvir com respeito aquilo que nos dizem, prestar atenção, é saber ouvir. E isso implica disponibilidade e esforço e paciência e por vezes cansa. E implica por vezes silêncio e contenção da nossa parte.
A maioria das pessoas está na nossa vida para nos atrapalhar a existência. A aceitação de que as nossas virtudes, defeitos, escolhas, e atitudes são alvo de escrutínio alheio sempre, depende da nossa capacidade de dar ou não demasiada importância á avaliação alheia. Vivi muitos anos vergado a isso, vivia na tentativa de ser aceite pelos outros, a começar pela minha família mais chegada, a começar pela minha mãe que na sua maldade se entretinha a maltratar-me e a humilhar-me.

Compete-me a mim vigiar a vida dos que amo, não por causa dos meus códigos de conduta, mas porque tento sempre estar pronto e disponível para eles. É minha obrigação como amigo e como ser humano, sei que poucos são como eu, mas existem, e é bom que sejam cada vez mais.
Defendo acima de qualquer valor (excepto o da vida e da humanidade), a liberdade (embora estejam ligadas), mas isso não entra em contradição com a minha iniciativa de aconselhar os outros a seguir os valores que defendo.
Ajudar os outros, mesmo sem os conhecer, é um empenho no que de melhor a humanidade tem. Eu tenho esse empenho…

Sem comentários: