quarta-feira, junho 25

A intimidade, esse monstro de sete cabeças.
Muita gente pergunta-se porque razão os relacionamentos nunca funcionam, terminam abruptamente ou acabarem sempre sozinhos.

Ninguém pede que as pessoas mudem por causa dos outros, o que não é algo de errado, mas que não deve ser forçado. Fazer cedências e partilhar a intimidade não são fraquezas, nem derrotas pessoais, mas sim um investimento, e como em todos os investimentos há riscos.
Não há mal nenhum em evidenciar-mos os nossos aspectos mais apelativos para conquistar os outros, e isso inclui os físicos.
Primeiro tem de se estabelecer o que se quer de uma relação, e de um parceiro, e não custa nada saber os interesses e gostos do parceiro, e partilhá-los.
Mas o mais importante é saber o que não queremos numa relação.
Andarmos ansiosos, sermos preteridos por outros interesses, lutas de egos, falta de dignidade, são coisas a evitar. E aqui deve-se confiar nos nossos instintos.

Esperar também pode ser uma boa escolha, a precipitação é sempre uma má conselheira.
Lá porque uma pessoa nos desperta o libido, e nos dá vontade de esfregar uns soalhos com ele, não quer dizer que é a pessoa certa.
E cuidado com aquelas pessoas que são “diferentes” quando estão conosco.
Mudarem-se para casa um do outro logo ao fim de 15 dias, é uma má escolha, tal como mudar o nosso estilo (vestuário, comportamento, amigos, hobbies, etc.), por causa do parceiro. Se ele te conheceu assim e gostou de ti, porque raio hás-de mudar?
E quando isto se torna um medo, então é caso muito grave.

E meus amigos, aquele namorado ou companheiro que liga a toda a hora para saber de ti? HUM! Olhem que isso não me parece amor, parece-me mais desconfiança.

E o mesmo funciona em inverso, não sufoques o teu amado, ele vai acabar por fugir…

terça-feira, junho 24

Um dos piores erros numa relação, é dizer sim quando não é o sim que se têm na cabeça. Isso leva as pessoas a dizer e a fazer coisas que não querem.
Isto transforma-se em ressentimento, o que leva a comportamentos agressivos, esquivos, amuos, zangas, e que obviamente tornam as relações nuns autênticos infernos.
Uma relação já é complicada, que complicar mais não dá bom resultado.

Outro erro é esconder a personalidade ou actos passados, nós somos o nosso passado, e se uma pessoa não gosta de nós pelo que somos, e somos derivado ao nosso passado, valerá a pena investir num relacionamento com essa pessoa?
Ficar frustrado por o companheiro não ser aquilo que sonhámos não ajuda a um bom relacionamento. Uma carinha laroca num corpinho danone não é sinónimo de felicidade, e muito menos de bom carácter. Por isso não me deixo levar pela aparência física. É muito bonito para pôr na mesa, mas não alimenta.
Não desperdiçar tempo em relações que sabemos estarem condenadas ao fracasso. Becos sem saída são pura perda de tempo.

Também não devemos tolerar ser maltratados pelos outros. Digo-vos que ser sempre bonzinho, tolerante e aceitar tudo não faz de nós tipos desejáveis, e muito menos respeitados.
E por amor de deus, o homem ou a mulher perfeita não existem, tal como uma relação perfeita. Existem bons homens e boas mulheres.

E boas relações.

quarta-feira, junho 11

Continuo a emocionar-me com a beleza, e com os actos bondosos das pessoas.
Eu até sou alegre, embora seja cada vez mais difícil sorrir. Foi a tentar manter a minha dignidade que cheguei até hoje, com a liberdade que me é permitida, e a honestidade que faço para não perder.
Acostumei-me a lidar com as perdas, mas isso não me obriga a aceitá-las.

Já não tenho idade para andar sempre em festa!

terça-feira, junho 10

Sou um leitor compulsivo.
Hoje lê-se pouco, e o pouco que se lê não é para pensar, é tudo muito simplista, popularista, consumista, fácil.

Eu gosto de pessoas e de livros, e amo pessoas que escrevem livros.
Agarro-me aos livros por uma questão de tranquilidade. Depois sou muito atento a tudo o que me rodeia, bolas não posso fechar os olhos!
Levei muitos anos a lutar por uma aceitação de mim com igualdade, e isso tornou-me atento mas também me tirou a ingenuidade.
Gosto muito de viver, quero continuar a viver, mas actualmente só sobrevivo, e eu só queria ter sossego.

Como nunca fui um sex-symbol lá me fui cultivando no saber e no humor.
Um dos meus grandes problemas morais é a hipocrisia. Detesto e não aceito, por isso a maioria das pessoas irrita-me. As pessoas andam desgostosas como tudo, e eu ando desgostoso com elas, e com este país, que apesar dos avulsos profetas da desgraça e velhos do Restelo, votaram nestes corruptos, ou pior não votaram deixando que eles tomassem conta deste país e o desgovernassem.

Os meus heróis são aqueles que se levantam contra as injustiças, e todos aqueles que se levantam cedo para ir trabalhar, mal pagos, sem direitos e a serem maltratados.
Acho que sou demasiado frontal, e isso assusta os outros, não lhes dou muito espaço de manobra, mas sinceramente eu não tenho rabos-de-palha, sorry!

Ainda tenho muito para aprender, especialmente a não me deixar ir abaixo com as sacanices que me fazem, pois já aprendi a perder, e a não me deslumbrar!

quinta-feira, junho 5

Ainda hoje adoro a canção “Desfolhada”.
Gosto de pessoas que ousam amar, e dizer a verdade, e que amam sem bases nem fortunas.
Gosto de conversar pois é assim que conheço os outros, se valem ou não a pena. Já passei por coisas muito duras, fome, doença, solidão, desespero.
Gosto de sonhar com um mundo melhor, mas já não me iludo, a vida foi-se encarregando de me tirar as ilusões, e sonhar de alto não é bom, porque cria muita desilusão. A vida ensinou-me que nem todas as pessoas são boas, muitas são uma desilusão, são más, mentirosas, cínicas, cobardes. E tenho-me enganado com algumas escolhas, faz parte da vida.
Por isso não confio á primeira vista.

É verdade que sou de fácil trato, á partida acredito na bondade das pessoas, mas não sou desprovido de inteligência, tenho uma nostalgia de todas as pessoas que amei.
As minhas relações afectivas são sempre enormes, passam pelas confidências, doses de loucura saudável, empatia e sem razão.
A maioria das pessoas tem duas caras, a que ama, mas que logo a seguir esquece ou odeia. Eu não tenho nenhuma capacidade de ódio, é inversa á minha capacidade de amar. Raiva tenho, e manifesto-a.
Acho que as pessoas estão adormecidas, muito alheadas do essencial, discute-se muito mas não se faz nada.


Eu por mim só peço que me deixem viver com dignidade. Tenho muito medo de parecer um ser ridículo, não aos outros, mas a mim mesmo. Acho um desplante as pessoas que criticam os outros, mas não fazem melhor do que eles.

quarta-feira, junho 4

A primeira vez que fui ás Festas dos Tabuleiros, em Tomar, foi ás de 1995.
Fiquei na Barragem de Castelo de Bode.
Nessa altura a Rua Direita e o largo da Igreja Matriz ainda eram abertos ao trânsito automóvel.
O primeiro dia foi para visitar a cidade ainda calma, a Igreja Matriz com portal manuelino mandado fazer pelo próprio rei D. Manuel I, a Sinagoga e o Jardim Municipal.

Antes da festa um salto á cidade de Ourém.
A cidade é nova, mas o burgo velho, 3 km a sudoeste, no alto, é local de muito interesse e história. Aqui nasceu Ourém e o seu castelo que tem dois imponentes torrões que se vêem ao longe, com matacães, fonte gótica, pelourinho, casas medievais, igreja da colegiada e um belo café onde se bebe uma ginjinha.

No sábado começaram as festas com a mostra dos Tabuleiros nos jardins da mata. As varandas e janelas das casas são enfeitadas de flores de papel, bem como as ruas do centro da cidade de Tomar, cobrindo por vezes totalmente o cimo, em efeito de túnel, e as ruas são atapetadas no centro com decorações em papel e giz. Em pequenos cantos vários apontamentos, tronos e bonecos animados á força de engenhos de água. Desfile etnográfico pela cidade e depois jogos tradicionais no estádio municipal.
Largada de pára-quedistas, jogo do pau ensebado, corridas de cestos, corridas de burros com e sem carroça, e no final um concerto coral na Igreja Matriz.

Domingo é o dia do cortejo.
Milhares de pessoas nas ruas, muito calor, não há sombra nem local onde nos sentarmos, uma loucura. As pessoas dormem na relva do jardim, as filas para as casas de banho são enormes.
Primeiro as bandas a chamarem para a festa. Nas varandas as melhores toalhas ou panos, que os santos merecem, trabalhadas com desenhos floridos e/ou religiosos.
Tanta a gente que não cabe nos passeios.
Chegam os estandartes com os mordomos que trazem as coroas em almofadas, da cor do vinho e do sangue de Cristo.
Finalmente o que todos esperam, o longo cortejo das mulheres a carregar os tabuleiros que parecem torres, cheios de flores e pão, com o homem ao lado, para o que der e vier. São um festival de cor e arte, os tabuleiros e a gente, é difícil dizer qual o mais bonito. Ficamos encadeados com tanta beleza e tanto trabalho, que ricas mãos.
O povo aplaude, e é de aplaudir. Que gente saudável esta.
As torres são rematadas com a coroa do Espírito Santo. E é comovente ver tanta gente nova a não deixar morrer a tradição. Que belo é o meu povo.
No fim juntas de bois a puxar carroças enfeitadas com flores, e “anjinhos” a comandá-las, e por fim o povo junta-se á romaria.

O cortejo dá a volta á cidade, e duas horas depois voltamo-nos a cruzar na Ponte Velha do Rio Nabão.
A emoção de o ver novamente é igual á da primeira.
Algumas mulheres já são ajudadas pelos homens, alguns são mesmo eles a carregar os tabuleiros, o cansaço, o calor e o peso já fazem mossa, mas muitos sorrisos e muito orgulho, elas de branco e fitas coloridas, eles de camisa branca, calça preta e gravatas de cores fortes. Até os bois vêem engalanados.
Depois a bênção dos tabuleiros na praça da Matriz.
Jantar tomado e rumo á feira de artesanato e ao festival de folclore nos jardins da cidade.

Nada como uma barriga e olhos cheios.
Em Junho de 1995 fui passar uns dias de férias a Fão, junto a Esposende. Foi uma oportunidade de conhecer uma parte do Minho.
Obviamente que tinha de ir a Viana do Castelo, una das minhas cidades favoritas. Comecei pela Basílica de Santa Luzia, de Ventura Terra de 1926. O acesso fi-lo pelo elevador que parte junto á estação dos caminhos-de-ferro. A catedral é revivalista, tendo subido ao zimbório de onde se tem uma vista magnífica sobre a cidade e a foz do rio Lima.
A cidade é tão rica em monumentos e pontos de interesse, que é difícil lembrar-me de todos. Mas recomendo um passeio demorado e calmo pelas suas ruas, começando pela Rua Manuel Espargueira com os seus solares nobres, a Igreja de São Domingos (1563), a Capela de Nossa Senhora das Candeias, o Hospital Velho (na altura sede da região de turismo), a Casa da Praça barroca e com capela, a Igreja das Almas, o Convento de Santo António, e acabando na Praça da Republica com o seu edifício da câmara e Igreja Matriz.

Também visitei Esposende, não tão monumental mas com interesse. A Igreja da Misericórdia é rica em talha.
Apúlia é uma das minhas praias preferidas, especialmente pelos característicos moinhos.
Barcelos é uma das mais belas terras e antigas cidades portuguesas. Comecei pela Igreja Matriz, robusta em estilo românico, com pelourinho em frente, junto ao Rio Cávado, com Barcelinhos do outro lado com a sua Capela da Ponte. Visitei o Museu Arqueológico no antigo paço dos duques.
Atravessada a ponte para Barcelinhos, uma enorme arvore com um cascata joanina ricamente decorada, um festim para os olhos, com figuras animadas e até patos pequenos. A água fazia mover as figuras e até tinha uma réplica da ponte com carros a atravessá-la em movimento.
A seguir o jardim da Barroca, com a sua Igreja do Bom Jesus da Cruz, o ex-líbris da cidade, sendo um templo de riqueza avassaladora em azulejo, talha e imagens sacras.
A feira semanal, ás quintas-feiras, é das maiores e mais ricas do país, e muito concorrida.

Um salto a Galegos Santa Maria, á oficina da família Baraça, para comprar o famoso Figurado de Barcelos. Um Jesus Crucificado sem cruz e uma cabra prenha foram os escolhidos.

Ultimo dia na Póvoa do Varzim, em dia de corridas com a presença de Rosa Mota na assistência e Fernanda Ribeiro a correr nas ruas.