sábado, abril 30

Excelente texto do blogue " O Livro de Hélio"



Acredito que vocês já devam estar por dentro da questão do "Kit Gay". O Ministério da Educação está elaborando um material informativo (cartilhas, filmes institucionais etc) com o objetivo de combater esta onda crescente (ou seria menos velada?) de homofobia. O objetivo é que o kit seja distribuído nas escolas para educar e conscientizar as crianças quanto ao fato do mundo não ser habitado apenas por heteros e "heteros de fachada" (aqueles que sabemos que multiplicam-se como Gremlins quando caem na água, e que se escondem assim como Joãozinho e Pedrinho se escondem para fazer meinha... Mas não contam para ninguém!).

A princípio nosso ilustríssimo deputado federal Jair Bolsonaro (quem mais?) fez um discurso inflamado no Congresso Nacional, opondo-se veementemente à idéia da campanha, tendo, inclusive, usado palavras como "vergonha", "asco" e "nojo" para se referir à iniciativa e também ao tema homossexualismo. Mas sendo o ilustríssimo deputado quem é (um militar que apóia abertamente a ditadura, tortura e outras ideologias inconcebíveis em países desenvolvidos) não é de se espantar. Bolsonaro é uma aberração da natureza que só em países habitados por povos ignorantes (assim como é o nosso!) consegue ocupar uma cadeira no Congresso. E tem gente que ainda acha um absurdo o Tiririca estar lá. Coitados...

O fato é que um grupo de pessoas "de bem" resolveu se mobilizar para criar o Revoltados Online. O tal grupo, por sua vez, lançou o movimento "Somos Contra o Maior Escândalo Deste País, o Kit Gay". Se bem me lembro a expressão "maior escândalo deste país" foi usada por Bolsonaro em seu discurso no Congresso. Logo não me espantaria em saber que ele é um dos revoltados envolvidos neste movimento. Motivados a tentar derrubar a idéia do Kit Gay, o grupo criou um abaixo-assinado virtual (www.peticaopublica.com.br/?pi=PROL) para recolher adesões de pessoas "de bem" preocupadas com a distribuição do kit. Em sua página na internet o grupo explica:

"Somos contra o maior escândalo deste país, o kit gay. Não aceitamos que nossas crianças de 7, 8, 9 e 10 anos recebam esse tal de kit gay. Neste kit gay há 2 vídeos com o título 'contra Homofobia', mas na verdade nesses vídeos contém (que maravilha de português!) mensagens subliminares para as nossas crianças, induzindo-as a homossexualidade. Uma coisa é preconceito... Outra é fazer apologia ao homossexualismo!!! Neste kit gay, na verdade, é um estímulo (quem redigiu este texto?!) ao homossexualismo e incentivo a promiscuidade e a confusão de discernimento da criança sobre o conceito de família..."

O festival de baboseiras - assim como a maravilhosa escrita - continua. Muito blá-blá-blá de cães raivosos que ladram para o carteiro sem nem ao menos se questionar o porque ladram. Mas os cachorros, pelo que dizem, tem a desculpa de serem seres irracionais. Já estas pessoas...

O que me chama atenção é que o kit gay, "o maior escândalo deste país", é motivo suficiente para este grupo criar um movimento com o objetivo de recolher adesões e derrubar um projeto do governo. E me pergunto: será que este mesmo grupo tem movimentos do tipo pela reforma do judiciário, contra outros escândalos envolvendo políticos e verbas públicas (estes sim, notoriamente horrorosos), pela reforma da saúde, da educação e por tantos outros escândalos muito mais prejudiciais ao país?

Acredito que não. Minha humilde opinião é que esses tais revoltados online são cães que ladram para o carteiro, mas ficam quietinhos para não chamarem atenção para as merdas que fazem no quintal.

quarta-feira, abril 27

Esta época só reage há morte se ela for uma figura publica, ou um "famoso", ou se for por atacado.
Se for um crime macabro, uma desgraça então é um acepipe.


Nada resolve os problemas de falta de tempo.
Todos os corpos são urgentes mas é das almas apenas um vislumbre.
Em mim há vários "eus".


Toda a minha vida tento tentado sempre manter uma afabilidade saudável, descontraída e despretensiosa.
Para mim o homem só é pleno na sua humanidade, a para mim ser humano é ser generoso, e ser generoso é ser simples.


A violência não se limita á acção física. Começa na linguagem, no posicionamento do corpo, nas mentes perversas. Acaba no crime, na miséria, na violação. E falo tanto da física como da psicológica.
E há gente que passa a vida a envenenar as relações humanas.
O que destrói a criatividade é o senso do ridículo.
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros.
Os que são prudentes e humildes raramente tropeçam.
Verifica se o que prometes é justo e possível, pois promessa é dívida.
Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Não fales bem de ti aos outros, pois não os convencerás. Não fales mal, pois te julgarão muito pior do que és.
A nossa maior glória não reside no facto de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.
Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina.
Quem não conhece o valor das palavras não saberá conhecer os homens.
Homem superior é aquele que começa por pôr em prática as suas palavras e em seguida fala de acordo com as suas acções.

terça-feira, abril 26

Ver o bem e não fazê-lo é sinal de cobardia.
Entre amigos as frequentes censuras afastam a amizade.
O homem superior vive em paz com todos, sem agir como todos. O inferior age exactamente como todos e não consegue convencer ninguém.
Não é grave se os homens não te conhecem, grave é se tu não os conheces.
A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido.
Ultrapassar os limites não é um erro menor do que ficar aquém deles.
Pode-se induzir o povo a seguir uma causa, mas não a compreendê-la.
Por natureza, os homens são próximos; a educação é que os afasta.
Não quero nada com quem não se pergunta: como fazer, como fazer?
O operário que quer fazer o seu trabalho bem deve começar por afiar os seus instrumentos.
O silêncio é um amigo que nunca trai.
Coisas impossíveis, é melhor esquecê-las que desejá-las.

Quem siso quer ter não tenha amores.
Às vezes, talvez sempre, são os mais lentos que aprendem as lições mais óbvias.
E eu não aprendi…
Tou perdido, não entendi o que se estava a passar, e quando vi… era tarde demais. Estava preso a este sentimento, que não queria, nem desejava, mas que me faz sentir tão bem, mas tão mal, desassosega-me, desorienta-me, sinto frágil e vulnerável. Mais do que sou.

Mas não posso, tenho de tirar isto do meu sistema. Não me pertence, não o mereço, não me está destinado.
Se calhar não sei amar, não nasci para ser amado, não me foi ensinado.
Sei que vou sofrer, mas sofrerei de qualquer maneira, tendo ou não tendo, estou preso, não tenho saída, estou encurralado. Porque me está a acontecer isto, já tinha fechado o meu coração, porque que raio tens tu a chave, onde a fostes desencatar, por que me fazes sentir assim…

Eu sei que não tens a culpa, não me pedistes, eu também não fui á tua procura, pelo contrário tentei fugir. Mas tu perturbas-me, entranhaste-te em mim, devagar como não querias nada, e ficastes no meu coração.
Mas não me pertences, pertences a outro. 

quinta-feira, abril 21

A verdade está em nós, não vem de fora, se não fores verdadeiro, nenhuma verdade te servirá.

Cada alegria é um proveito, e um proveito é um proveito, por mais pequeno que seja… Mas teremos nós que nos contentar com pouco ? É indispensável querermos deitar a mão a mais do que podemos alcançar, senão para que serviria o céu ?

A ignorância não é inocência, mas pecado. E eu não me acho ignorante, bem pelo contrário. Não tenho toda a sabedoria do mundo, mas tenho aquela que mais vale, sei distinguir o bem do mal. As acções de cada pessoa são boas ou más consoante a maneira como as outras as comentam. Mas o bem e o mal não pode, não deve ser distorcido e não deve servir as conveniências.

O amor é a primeira condição da felicidade do homem. O amor faz milagres tão grandes como os da natureza, o ser que ama é um tolo sublime, o verdadeiro amor é inocente, o amor é uma ameaça.
O amor é uma luz que não deixa escurecer a vida.

A paciência é a riqueza dos infelizes. A alegria precisa de chorar, como a dor.
A felicidade é parecida com a liberdade, porque toda a gente fala nela e ninguém a goza.
Não há metade do coração. Ou todo o amor ou toda a indiferença, quando não, é uma insustentável impostura. A felicidade quer-se recatada para não suscitar invejas.
A felicidade, à custa de lágrimas alheias, é uma traição á raça humana.
As almas infelizes envelhecem cedo, o inferno é cá neste mundo.
É na solidão que as almas doentes convalescem e se fortificam.

Há horas na vida em que a mais leve contrariedade toma as proporções de uma catástrofe.
Há uma espécie de insensibilidade que, a meu juízo, é o começo da demência e da morte.
As pessoas desventurosas, se a desgraça lhes dá tréguas, estranham por tal forma a variante da sua sorte, que recorrem ao sobrenatural para explicá-la.
As lágrimas que vêm de longe são as que mais nos doem no coração. Lágrimas e sorrisos são a condição da vida. As lágrimas são o desafogo das dores que vivem no nosso coração.

Ser tolo é má coisa, ser mau é uma coisa pior, o ódio fere e mata, sempre.
E pode-se morrer mais do que uma vez. A sepultura é que é só uma para cada homem.
E o ser mais egoista do reino animal é o próprio homem…
É preciso que o discípulo da sabedoria tenha o coração grande e corajoso. O fardo é pesado e a viagem longa.
Pensar sem aprender torna-nos caprichosos, e aprender sem pensar é um desastre.
Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.
Aprender sem pensar é tempo perdido.
A humildade é a única base sólida de todas as virtudes.
Aprender sem pensar é esforço vão; pensar sem nada aprender é nocivo.
Ao examinarmos os erros de um homem, conhecemos o seu carácter.
Há épocas em que a sociedade, tomada de pânico, se desvia da ciência e procura a salvação na ignorância.
A vida não dá o que espera dela a criança caprichosa mas apenas o que lhe arrancam à força os corajosos e os audaciosos.

quarta-feira, abril 20

Um conhecido nunca te vê chorar. Um amigo tem o ombro molhado de tanto pranto.
Os amigos são como um investimento bancário. Quanto mais tempo você os tenha, mais vale a amizade.
Nossos amigos são os irmãos que sempre desejamos ter e nunca tivemos.

Já compartilhamos sorrisos e lágrimas. Mas, sobretudo, risos e cumplicidades.
Os melhores amigos ouvem o que você não diz.
Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror.

A beleza é a única coisa preciosa na vida. É difícil encontrá-la - mas quem consegue descobre tudo.
E muitas vezes a beleza está mesmo ao nosso lado, apenas andamos tão anestesiados a tentar viver com dignidade, que não a vemos, não temos tempo para a ver, andamos com os olhos embaciados.

O humor alivia-nos dos fardos do dia a dia, ridiculariza aquilo que nos oprime, é a minha vingança contra o mal que me fazem.
Não quero ser compreendido por todos, apenas por aqueles que mereçem o meu respeito, são eles as pessoas importantes na minha vida. Só posso amar uma pessoa que admiro.

Por simples bom senso não acredito em Deus, em nenhum deles.
Eu continuo com ou sem ele, a ser uma coisa só. Não preciso de nenhum Deus para saber que tenho de ser boa pessoa, que devo optar pelo bem e não pelo mal.
A minha fé está no homem, na sua bondade, na sua capacidade de amar o outro. Creio que nada se pode fazer de grande na vida, se não se tiver o bem do outro no pensamento.

Escrever é batermo-nos com tinta para nos fazermos compreender.
As leis morais são as regras de um jogo no qual todos fazem batota, e isto desde que o mundo é mundo.
Os jovens adoram desobedecer. Mas, actualmente, não há mais ninguém para lhes dar ordens.
Já fui jovem sei como é.
Não pretendo ser jovem, nem que o que escrevo seja erudito, ou mesmo admirado, bastam que semeie pontos de interrogação nos outros, para que eu sinta que o objectivo da minha escrita tenha sido alcançado.
Eu não sabia que conseguia escrever, alguém me desafiou, eu pensava que era impossivel, mas fi-lo. Não desisti.
A diferença entre a minha juventude e esta, é que eles desistem facilmente, procuram apenas em andar por cá, e não em viver. Não são todos claro, mas são demasiados…

terça-feira, abril 19

Não despreze a masturbação. É fazer sexo com a pessoa que você mais ama.

Deus não existe e, se existe, não é muito confiável.
O mundo divide-se em pessoas boas e pessoas más. As pessoas boas têm um sono tranquilo. As pessoas más divertem-se muito mais. E não acham isto pornográfico? Quem pode confiar, ou mesmo acreditar num Deus que permite isto?
Se somos filhos dele, porque razão ele nos trata tão mal? Lá que ele castigue os que se portam mal, ainda que seja, mas porque razão trata mal os outros. Ou será que ele gosta que os seus filhos sofram, ou será que basta ir prestar-lhe vassalagem nas igrejas? Ele gosta de nós subservientes?

E se tudo for uma ilusão e nada existir? Nesse caso, não há dúvida de que paguei demais por esta vida. Eu não posso concluir que, sem Deus, a vida não tem sentido. Se Deus está dentro de nós, no bem que fazemos aos outros…  Esse sim é o meu Deus, em que acredito.
Por é que Deus não fala comigo? Se Ele fala com a Alexandra Solnado e a trata por minha cabrita, podia pelo menos dizer-me alguma coisa. Olha eu só queria o numero do Euromilhões…

A única coisa que lamento na vida é que não sou outra pessoa qualquer.

segunda-feira, abril 18

O hábito é que me faz suportar a vida.
Às vezes acordo com este choro sobre mim mesmo. Como a vida pesa, como a vida é aborrecida e inútil! Não se passa nada, não se passa nada. O tempo mói a ambição e o fel torna as coisas grotescas.

As palavras perdem a realidade. E no entanto são as únicas que consigo suportar. Estou aqui como um peixe num aquário. E sentindo que há outra vida ao meu lado, e que vou até à cova sem dar por ela. Estou aqui a matar o tempo.
Reduzi a vida a esta insignificância... Construí nos meus sonhos outra vida falsa, que acabo por fantasiar. Toda a gente fala do céu, mas quantos passaram no mundo sem ter olhado o céu embrenhados na nossa realidade? O saber que existe basta-nos para lidar com ele.

Desde que se cumpram certas cerimónias ou se respeitem certas fórmulas, consegue-se ser ladrão e escrupulosamente honesto,  tudo ao mesmo tempo.
A honra assenta sobre a infâmia.
O interesse e a religião, a ganância e o escrúpulo, a honra e o interesse, podem viver na mesma casa, tipo comando de televisão. Agora é a vez da honra, agora é a vez do dinheiro, agora é a vez da religião. Tudo se acomoda com um bocado de jeito.

Estamos enterrados em convenções até ao pescoço, usamos as palavras, fazemos os gestos.
A mim isto sufoca-me.
Há dias em que não distingo esperança no outro ser humano, estes seres de minha própria alma. Há dias em que através das máscaras vejo outras fisionomias, e, sob a impassibilidade, dor, há dias em que o céu e o inferno se confundem.
A alma, ao contrário do dizem é exterior, envolve e impregna o corpo e em certos homens a alma chega a ser visível
Há seres cuja alma é uma contínua exalação, há-os cuja alma é de uma sensibilidade extrema,  sentem em si todo o universo.
Daí aconteçe a simpatia ou antipatia súbita quando duas almas se tocam, mesmo antes de se conheçerem ou sequer cominucarem.
 O amor não é senão a formação de uma só alma, como o ódio é a repulsão dessa formação. Assim é que o homem faz de Deus ou de Diabo.
Dois velhinhos na conversa:
- Você prefere sexo ou o Natal?
- Sexo, claro! Natal há todos os anos, enjoa.
Um menino pergunta à mãe:
- Mãe, donde vêm os meninos?
- É a cegonha que os traz!
- E quem é que come a cegonha?
Um tipo chega em casa e encontra um amigo com seu amante na sua própria cama. Pega o revólver e mata-o imediatamente.
O amante irritado comenta:
- Se continuares a comportar-te assim, vais acabar sem nenhum amigo!...
Uma formiga a passar a linha do comboio entala um pé, depois de um esforço e a ver o comboio aproximar-se desiste e diz:
- Que se foda, se descarrilar, descarrilou...
Um alentejano muito surdo sai do ginecologista da mulher muito preocupado, e diz:
- Não sei se ouvi se ela está fodida dos ovários ou se fode com vários.
O doente pede ao médico:
- Beije-me doutor.
- Não posso, a ética profissional não me permite! Eu nem devia estar aqui a
foder consigo.
- Venho pedir o caralho do seu filho em casamento.
- O quê?! No meu tempo pedia-se a mão!
- Pois é, mas farto de punhetas ando eu ...